Espiritualidade e doenças cardiovasculares

8 de Junho de 2020
por Dra. Isabela

ESPIRITUALIDADE E DOENÇAS CARDIOVASCULARES dr isabela

Neste tempo de pandemia onde incertezas rodeiam o nosso dia-a-dia, a espiritualidade têm sido uma ferramenta fundamental para a manutenção da saúde emocional de muitas pessoas. De acordo com a “Atualização da Diretriz de Prevenção Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia – 2019” espiritualidade e religiosidade são recursos valiosos utilizados pelos pacientes no enfrentamento das doenças e do sofrimento!

🙏🏼🧘🏿‍♀️ Há um conjunto de evidências que demonstram forte relação entre a espiritualidade, religião, religiosidade e os processos de saúde, adoecimento e cura. Esta relação pode em parte ser atribuída a uma autorregulação comportamental determinada pela afiliação e participação religiosa com redução do consumo de álcool, tabaco e drogas, redução no número de parceiros sexuais, provimento de melhores condições de transporte, alimentação e acesso a assistência médica. Do ponto de vista emocional a comunhão religiosa traz melhor psicologia positiva e apoio social, bem como esperança, perdão, conforto, amor e outros benefícios.

Estudos também demonstram a relação benéfica entre espiritualidade e religiosidade e variáveis fisiológicas e fisiopatológicas como as Doenças Cardiovasculares, observando melhores níveis de pressão arterial, variabilidade da frequência cardíaca e aumento significativo da longevidade.